Quem Somos

A Fundação Pavel foi instituída em 1992, na cidade de Barão de Grajaú, no Estado do Maranhão, inicialmente com recursos financeiros oriundos do compromisso social assumido pela Família Pavel, Sr. Klaus Pavel, Cônsul Honorário do Brasil, na Alemanha, juntamente com sua esposa a Sra Gudrun Pavel. Eles, juntamente com a Sra. Iva Engels, secretária do senhor Cônsul, lançaram os alicerces do que viria a ser a futura Fundação Pavel. Desde então, a Fundação tem sobrevivido, basicamente de doações e, para implementar sua administração e os aportes financeiros necessários, em 2018, foi criada, na Alemanha, a Pavel Children Foundation (PCF), sob a égide da Sternsinger Stiftung, uma Fundação Católica Filantrópica com reconhecimento fiscal na Alemanha, e que administra a PCF em regime fiduciário, assegurando o compromisso da Rhein-Nadel Automation GmbH e da família Pavel com projetos da 'Fundação Pavel' no Nordeste do Brasil, com a ideia central de que os projetos apoiados por elas se tornem financeiramente independentes, a médio prazo.

A Fundação Pavel é um projeto educacional e social, sem fins lucrativos, que proporciona a educação infantil, primeira etapa da educação básica, por meio, respectivamente de creche e de pré-escola, e oferece, à comunidade, de modo geral, especificamente às que vivem em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência física ou intelectual, a possibilidade de participarem de ações desenvolvidas pela FP. Tais ações estão relacionadas a diversos aspectos, dentre os quais se destacam: assistência à saúde, bem estar e inclusão social, particularmente de pessoas vulneráveis; participação em atividades de cunho cultural, esportivo e de lazer, além de ações sociais voltadas para a comunidade de modo geral, e desenvolvimento de atividades tipicamente profissionalizantes.

Missão

Atuar prioritariamente, junto à comunidade carente de Barão de Grajaú, contribuindo para a formação educacional e o desenvolvimento sócio - educativo de crianças e adolescentes, visando à formação de cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio social em que vivem e, aos adultos, às mães gestantes e aos idosos; dispensa-lhes atenção no sentindo de proporciona-lhes alimentação básica adequada, programas de saúde e educação profissionalizante com vistas a geração de emprego e renda, resgatando-lhes a dignidade e a autoestima com pessoa.

Visão

Constituir-se como uma instituição de referência nacional e internacional que atua na implementação de ações eficazes de combate à pobreza e a exclusão social, mediante o desenvolvimento de planos, programas e projetos efetivos de longo prazo, direcionados aos cidadãos carentes do município de Barão de Grajaú”.

Valores

Conduta ética e transparente – Respeito a diversidade humana e cultural – Preservação do meio ambiente, Promover um futuro melhor – transformar a sociedade local – Qualidade nos serviços prestados - Ser exemplos de solidez moral - Dedicação e amor pelo que faz - Gratidão aos doadores.

Pilares

Saúde -  Educação - Formação profissional - Assistência social

Objetivo Geral

O objetivo primordial da Fundação Pavel é contribuir, por intermédio de ações sociais e de educação, na formação de valores, regras e atitudes essenciais para toda a vida, pois proporcionam experiências e interações com o mundo social e físico, possibilitando melhores perspectivas de vida e de futuro mais promissor às crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, de uma das regiões mais carentes do território nacional, a cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão, onde os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) não proporcionam, às pessoas, as capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejarem ser.

Família Fundação Pavel

Os mantenedores da fundação, Klaus e Gudrun Pavel e os colaboradores